Beber água "QUEBRA" o JEJUM?
- EXAME MEDICINA LABORATORIAL
- 16 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. Inclusive o paciente hidratado facilita a visualização das veias, tornado a coleta mais tranquila.
Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas, pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.
Outros cuidados antes de fazer o exame
Na preparação para exame de sangue para glicemia ou colesterol, além do jejum é também importante não realizar atividades físicas rigorosas com 24 horas antes do exame. Já no caso do exame de sangue para dosagem do PSA, deve-se evitar a atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame, além de situações que possam aumentar os níveis de PSA, como andar de bicicleta e tomar alguns medicamentos, por exemplo. Saiba mais sobre o exame PSA.
Em todos os casos, no dia anterior ao exame de sangue, deve-se evitar fumar e beber bebidas alcoólicas, pois influenciam os resultados da análise, principalmente na dosagem da glicemia e dos triglicerídeos. Além disso, alguns remédios, como antibióticos, anti-inflamatórios ou a aspirina influenciam os resultados do exame de sangue, sendo importante indicar ao médico quais os remédios utilizados para que seja feita orientação quanto a suspensão, caso necessário, e para que sejam levados em consideração na hora da análise.
Comments