top of page

HPV: Prevenção e Diagnóstico são Fundamentais

ree

HPV: o vírus que merece atenção de todos

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma das ISTs mais comuns no mundo. Ele está diretamente associado ao desenvolvimento de câncer do colo do útero, mas também pode causar lesões na região genital, além de estar relacionado a tumores em homens, como os de pênis, garganta e ânus.

Quem deve se preocupar com o HPV?

Homens e mulheres, mesmo sem sintomas, podem ser portadores e transmissores do vírus. A maioria das infecções desaparece espontaneamente, mas os tipos de alto risco podem causar alterações celulares graves.

Exame para HPV: como é feito?

A triagem pode ser realizada por meio de testes moleculares, que detectam a presença do DNA viral. O exame é feito com uma amostra do colo do útero (mulheres) ou com swab uretral/anal/oral (homens, conforme orientação médica).

Esse exame identifica se a pessoa está infectada por um ou mais subtipos de HPV, classificando-os como de baixo ou alto risco oncogênico.

Importância da vacinação e diagnóstico precoce

A vacina contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenção. Já o exame laboratorial permite o diagnóstico precoce e o monitoramento de possíveis lesões.

📌 Cuidar da sua saúde também é proteger quem você ama.

Referências:

  1. Instituto Nacional de Câncer (INCA). HPV e Câncer do Colo do Útero. 2023.

  2. CDC – Centers for Disease Control and Prevention. Human Papillomavirus (HPV) and Cancer. 2023.

 
 
 

Comentários


bottom of page